[ busca ] [ b / mod / d ] [ cri / mu / lit / comp ] [ tv / an / jo / occult / k ] [ porn / tr ] [ tudo / banlist / arquivo ] [ regras / faq / biblioteca ]

Catalog (/comp/)

Ordenar por: Tamanho da imagem:
R: 0 / I: 0
Olá, /comp/.
Eu tive um retardo mental e pensei numa forma de fazer programas complicados, como um jogo ou um web service, de maneira simples, baseado em processos ao invés de threads, escalável e ainda funciona com QUALQUER LINGUAGEM. Irei dar um exemplo de jogo porque foi o meu foco quando fiz essa ideia, mas ainda irei testar se funciona na prática.

>um jogo pode ser dividido em front e back-end

>front pode ser feito de qualquer jeito, mas basicamente seria um "terminal" de renderização de audio e vídeo
>back é onde o bicho pega
>back você pode dividir em mais serviços, como conexão com o front, sistema de entidade, fisica, logica de jogo e outras coisas
>esses serviços podem compartilhar memória usando arquivos em /dev/shm mapeados (aka. shared memory do System V)
>por usar memória compartilhada usando arquivos, esses serviços não precisam ser daemons, bastando apenas ter um programa que fica executando esses programas a cada 1/60 de segundo
>como consequência disso tudo, não faria sentido distinguir multiplayer de singleplayer com multiplas sessões, ainda mais se estiver usando o sistema de conexão via arquivos, como o do plan9

Como eu disse, ainda vou tentar aplicar essa ideia, mas o que vocês acham disso? Pode funcionar?
R: 13 / I: 8
Compartilhe sua IDE preferida e dê suas considerações.

Eu gosto do Visual Studio para escrever em C e C++. É um editor fantástico. A uniformidade no design dos menus, botões e controles da interface gráfica é uma coisa que parece inútil à primeira vista, mas na prática ajuda muito a manter a concentração. Para debugar é também uma delícia, funciona exatamente como nos compiladores mais antigos, porém as ferramentas "respondem" de uma forma mais inteligente, o que te ajuda a manter a concentração no que estava fazendo sem ter que dar 30 cliques pra achar o que estava procurando. Depois que você se acostumar, não conseguirá voltar atrás.
As partes ruins da IDE são os analisadores de código que vivem causando falsos alarmes e o compilador propriamente dito, o Microsoft C++ compiler (aka MSVC). O inconveniente do compilador pode ser contornado instalando o Clang ou o GCC. Se você for ricofag pode comprar o compilador da Intel e usá-lo com o Visual Studio.
R: 1 / I: 0
Vou vender o meu Lenovinho para comprar outro melhor. Como eu faço para apagar o HD de modo que seja impossível alguém recuperar os dados? Eu sei que tem programas que fazem isso, mas não lembro o nome.
R: 0 / I: 0

Qual o melhor Browser?

Anões qual o melhor browser (ou navegador) que expressa segurança e privacidade?
Até agora eu só uso o ducksuckgo, mas se ele ficar muito famosinho e começar a ganhar muito publico eu desistirei e passarei para outro e bem, alguém aí conhece outro
R: 49 / I: 13

NT: Distribuição GNU/Linux dos anões

Que distro os anões estão utilizando?
Estou enjoando o Lubuntu 19.04. A interface LXQt é bem leve e rápida, até agora não tive problemas.
R: 15 / I: 7

30 dias e 1 nova linguagem

Já está mais do que na hora de reviver essa board cansada, não acham?
O único fio que eu acompanhava no mar de mijo era um no /comp/ em que os anões estavam resolvendo pequenos desafios desse chart. Naquele fio eu comecei a estudar JS mas acabei desanimando no segundo dia, a linguagem não me agradou nem um pouco apesar de eu achar que JS vai ser a linguagem de programação mais importante dos próximos anos. Contudo, ontem de madrugada eu comecei de novo nessa aventura mas dessa vez em C. Eu já programo em Java e C parece ser bem parecido então acho que não vai ser uma tarefa tão complicada.
A ideia principal do fio do 55 era resolver um desafio por dia e os anões de lá estavam deliverando os códigos, em suas devidas linguagens de estudo, diariamente. Algum anão vem comigo nessa empreitada? Estou usando esse livro como base e mesmo que ninguém apareça eu vou tentar deliverar algum progresso todos os dias. Acho que fazendo desse jeito é mais fácil de tomar nota do quanto e de como eu estou evoluindo além de ser um incentivo para vocês e para mim mesmo.
R: 3 / I: 1
Anões, vocês usam Software Livre?
Software livre é o unico movimento de software que faz sentido.
R: 26 / I: 3
ABERTO FIO DE PROGRAMARIAS
O que os anões andam estudando atualmente? Algum projeto em mente? Quer puxar o cabelo do outro anão por não gostar da linguagem que ele usa?
Vamos sobre como podemos ser melhores pedreiros de internet aqui!
R: 2 / I: 0
A MELHOR LINGUAGEM DA ATUALIDADE

>desenvolve games

>desenvolve aplicações para Desktop e Mobile
>desenvolve aplicações web
>linguagem fácil
>melhor que C, C++, Java e Python

Porque você ainda não está estudando C#, anão?
R: 0 / I: 0

Linux no Nintendo Switch

TEMOS ANÕES QUE UTILIZAM O NINTENDO SWITCH COMO COMPUTADOR PORTÁTIL NO RECINTO?

Semestre da faculdade está para começar e estou com meu Nintendo Switch encostado.
Estou pensando em instalar o L4T Ubuntu nele para utilizar na aula.
Dito isso tenho algumas duvídas:
Qual teclado/mouse bluetooth utilizar?
VS Code é a melhor opção, no Linux, para programar em C#?Also: irei entrar no orientado ao objeto esse semestre, obrigatoriamente terei de utilizar o VS Studio para fazer as atividades? Não sei exatamente nada sobre orientado ao objeto.

Temo pelo meu cu sempre que tenho que usar os computadores de lá para acessar alguma conta minha. Também não gosto de espetar USBs por lá.
R: 0 / I: 0
Anões, atualmente qual é o melhor custo-benefício em relação a Headsets?

Preciso comprar um headset bom para música e jogos, que fosse de até 140 reais.
R: 7 / I: 0
Anões, poderíamos ter um fio sobre antivírus? Qual é o recomendado pelo /comp
/?
R: 16 / I: 0
Olá, caros anões do /comp/.
Para abençoar esta tábua irei fazer a pergunta clássica, mas que nunca recebeu uma resposta satisfatória: qual é a melhor VPN, em questão de privacidade?
R: 8 / I: 1
NT: Dúvidas, sugestões e conselhos que envolvam hardware.

Foquem tudo nessa thread para não poluirem a board com perguntas redundantes.
R: 14 / I: 1

OPSEC

PRIVACIDADE E ANONIMATO GENERAL!
R: 2 / I: 1

Matemática e computação

Qual é a relação entre Cálculo (limites, derivadas e integrais) e os cursos de computação, tais como Segurança da Informação, CC e ADS? Existe um exemplo prático de onde utilizaremos esses conceitos?
R: 1 / I: 0
Estou com um HD para recuperar, porém quando deixo ele como primário ele não abre. Reconhecendo o windows mas como danificado. O problema aqui é que quando coloco como secundário, fiz o backup dos arquivos mas eles não abrem. Fica dizendo que não tenho permissão para tal.

Se eu abrir ele como secundário usando ubuntu, acham que pode dar certo? Podem me guiar ao caminho das pedras?
R: 2 / I: 0

Faculade

Por favor anões me ajudem eu estou muito na duvida sobre qual faculdade devo cursa, estava pensando em CC mas não quero ensinar par ninguém quero programar
R: 11 / I: 1
Estou estudando para entrar em uma federal, mas estou indeciso quanto ao curso. Quero trabalhar com programação e criar uma empresa de IA no futuro, provavelmente em outro país, qual é o melhor curso para esse objetivo? Engenharia de Software, da Computação, CC, ADS, SI?
R: 2 / I: 1

Ajudem um incluso

Desejo uma maquina que rode Dota no máximo sem problema. Qual valor eu pagaria por ele? Quais lojas os senhores me recomendamseja física ou online.
R: 2 / I: 0
Qual faculdade, de tecnologia da informação vocês recomendam?
R: 1 / I: 0
Melhores extensões para o seu navegador.

Recomendo que usem o Firefox, mas todos também funcionam no Chrome e no Opera.

https://addons.mozilla.org/firefox/addon/ublock-origin/
Bloqueia propagandas.

https://www.eff.org/privacybadger
É uma extensão de navegador que impede os anunciantes e outros rastreadores de terceiros de rastrear secretamente aonde você vai e quais páginas você visualiza na web.

https://www.eff.org/https-everywhere
Criptografa suas comunicações com sites importantes, tornando sua navegação mais segura.

https://decentraleyes.org/
Emula Redes de Entrega de Conteúdo localmente interceptando solicitações, localizando o recurso necessário e injetando-o no ambiente.

https://tosdr.org/
Ele te mostra resumos e partes importantes daqueles termos que vocÊ não lê ao concordar com um serviço online.

https://addons.mozilla.org/firefox/addon/cookie-autodelete/
Deleta seus cookies.

https://coincidencedetector.com/
Identifica com ((())) nomes de judeus durante sua navegação.
R: 21 / I: 6

NT: Novatos na Programação

Estou começando no Python por meio de vídeos no Jewtube, mais especificamente, essa playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLHz_AreHm4dlKP6QQCekuIPky1CiwmdI6

Sou novo na programação e queria deixar algumas dúvidas:
>Vale a pena fazer faculdade de programação? Se sim, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Software ou outro curso?
>Existe algo que vocês se arrependem de não saber quando começaram a programar?
>Vocês tem algum problema com a playlist que deixei (tirando o fato do professor ser bazingueiro).
R: 1 / I: 0
Qual a diferença entre CC e Engenharia de Software?
Um sujeito formado nesses cursos iria trabalhar com o quê? Eu sinceramente não tenho ideia e não consigo achar algo que não seja superficial no google.
Quero cursar algo que tenha matemática e programação, minha primeira opção é CC na USP de Ribeirão Preto, que apesar do curso ter começado lá apenas no ano passado, é a minha melhor opção, pois não posso ir pra muito longe de casa. Quanto a engenharia de computação, não vi boas universidades com o curso além da UNB.
R: 6 / I: 1
Atirem ratos no meu programa em C para cadastrar carros.

[code]
#include <stdlib.h>
#include <stdio.h>
#include <string.h>
#include <unistd.h>

int main () {
/*x: conta cod, mar, mod, ano
*/
int opc, cod[31] = {0}, ano[31] = {0}, x = 1, lin, codBusc, cont, cont2, codExcl;
char mar[20][31], mod[15][31], quebra[] = "\n\n\n\n\n\n\n\n\n";
/*mar[0][0] = "null";
mod[0][0] = "null";*/
ano[0] = 0;
cod[0] = 0;
while (opc != 5) {
printf("\n\n######CAR SYSTEM######\n\n\n\n1. Inserir Veiculo\n\n\n2. Listar Veiculos\n\n\n3. Buscar Veiculo\n\n\n4. Excluir Veiculo\n\n\n5. Sair\n\n\nSelecionar: ");
scanf("%i", &opc);
switch(opc) {
case 1:
printf("\n\nInforme o codigo do veiculo(entre 1 e 30).\n\n=> VCL");
scanf("%i", &x);
if(x > 30) {
printf("\n\nOperacao nao permitida.");
} else {
cod[x] = x;
printf("\n\nInforme a marca do veiculo.\n\n=>");
scanf("%s", mar[x]);
printf("\n\nInforme o modelo do veiculo.\n\n=>");
scanf("%s", mod[x]);
printf("\n\nInforme o ano do veiculo.\n\n=>");
scanf("%i", &ano[x]);
}
break;

case 2:
//printf("\n\n%i %s %s %i\n\n", cod[x], mar[x], mod[x], ano[x]);
printf("\n\nVeiculo Marca Modelo Ano\n");
for(lin = 1; lin < 30; lin++) {
if(cod[lin] != 0) {
printf("\nVCL%2i %20s %20s %20i", cod[lin], mar[cod[lin]], mod[cod[lin]], ano[cod[lin]]);
}
}
break;

case 3:
printf("\n\nDigite o código do veículo.\n\n=> VCL");
scanf("%i", &codBusc);
if(codBusc > 30) {
printf("\n\nOperacao nao permitida.");
} else {
for (cont = 0; cont <= 30; cont ++) {
if(codBusc == cod[cont]) {
printf("\n\nVeiculo: \n\nCodigo - VCL%i \n\nMarca - %s \n\nModelo - %s \n\nAno - %i", cod[cont], mar[cont], mod[cont], ano[cont]);
break;
}
}
}
break;

case 4:
printf("\n\nDigite o codigo do veiculo que deseja excluir.\n\n=> VCL");
scanf("%i", &codExcl);
if(codExcl > 30) {
printf("\n\nOperacao nao permitida.");
} else {
for(cont2 = 0; cont2 <= 30; cont2 ++) {
if(codExcl == cod[cont2]) {
cod[cont2] = cod[0];
break;
}
}
}
break;

case 5:
exit;
}

}

return 0;
}
[/code]
R: 7 / I: 0

/tpg/

Não compre nada além das séries T, X e W/P da IBM/Lenovo se você busca a verdadeira experiência corporativa™.
>outros notebooks corporativos são bem vindos no /tpg/ (Dell Latitude/Precision, HP EliteBook/ZBook).

Modelos compatíveis com libreboot:
>T60 (check lcd), X60(s/t); X200(s/t. -s requires soldering), T400(s)/500; W500.

Modelos modernos:
>X220/X230 - 12"; 768p; baratos e leves; compatíveis com coreboot
>T420/T430 - 14"; 900p; amplamente disponíveis; CPU de soquete; compatíveis com coreboot; suporte à terceira geração de provessadores intel; compatíveis com quad-core
>T520/530; W520/530 - 15; 1080p; DTR; 32GB RAM nos modelos quad-core; USB 3.0
>T440s - A melhor relação preço/performance; ultra-portátil
>T440p/540p; W540/1 - Os últimos ThinkPads com processadores de soquete; trackpad facilmente substituível

Modelos chinêses:
>X210 - X200/X201, i5 8250u quad-core
>X62 - X61, i5 5250u
>T70 - T60, i7 7700 hq
Displays IPS, USB 3.0, m.2 x4, mini dp:
https://forum.51nb.com/forum.php?mod=forumdisplay&fid=117


Porque ThinkPad?
>máquinas usadas são abundantes e baratas
>teclados excelentes - táteis e quietos
>ótima durabilidade: chassi de magnésio para integridade estrutural, painéis feitos de plástico de alta qualidade
>design utilitário: LEDs indicadores e teclados com 7 fileiras nos modelos mais antigos
>Docking stations capazes de transformar seu notebook em desktop
>fácil de reparar, atualizar e manter graças aos manuais amplamente disponíveis e peças "baratas"
>TrackPoint™, ótimo para os que digitam muito ou para os que odeiam mecher acidentalmente no touchpad
>excelente suporte GNU/Linux & *BSD


>ThinkWiki - Informação sobre ThinkPads:

https://www.thinkwiki.org/wiki/ThinkWiki
>BIOS logo booru:
http://biosimage.booru.org
R: 4 / I: 0

Armazenamento em nuvem

Faz anos que busco por um bom serviço de armazenamento em nuvem, que preze pelo menos um pouco pela privacidade. Qual a recomendação de vocês?

Also, minha opinião sobre os serviços atuais.

>Google Drive

Nunca vou confiar num serviço da google

>Mega

Bom, mas limitado na questão de download, e diminuiu recentemente o espaço pra 15 gbs.

>Dropbox

O melhor na minha opinião, apesar de só guardar coisas superficiais nele. O limite de armazenamento também é um contra.
R: 0 / I: 0
Placa mãe AM4 até 700 reais que seja boa pra fazer overclock num ryzen de 6 núcleos?

Só achei a ASrock B450 Pro4 até agora. As boas mesmo estão todas indisponíveis.
R: 1 / I: 0
Qual a melhor forma de começar a trabalhar com hardware? Minha única experiência é ter aberto meu computador algumas vezes e alguns pseudo-cursos do VocêTubo.